RECONSTRUÇÃO DE MAMA

GENERALIDADES

A reconstrução de mama é um procedimento eletivo que tem como objetivo reconstruir o seio retirado em uma mastectomia feita para curar um câncer de mama.
A maioria das mulheres optam pelo procedimento a fim de recuperar a estética corporal e auto-estima. A reconstrução pode ser imediata ou tardia. O melhor momento para a reconstrução deve ser fruto de uma decisão conjunta entre o cirurgião oncologista, o cirurgião plástico e a paciente.
A reconstrução imediata tende a ser utilizada em tumores com estágio mais precoces. Tem a vantagem de que a mastectomia e reconstrução são feitas num único procedimento e internação hospitalar e permitem uma recuperação mais rápida. Além disso, a paciente já acorda da anestesia com a mama reconstruída, não sofrendo, portanto, o trauma psicológico da mastectomia.
A reconstrução tardia é feita num estágio posterior (meses ou anos após a mastectomia) quando a paciente já passou por sessões de radioterapia e os exames complementares sugerem uma boa probabilidade de cura oncológica.

A maioria das pacientes que se submeteram a mastecomia, optam pela reconstrução de mama. Foto pré-operatória de uma de nossas pacientes que optou pela reconstrução com a técnica DIEP.