RECONSTRUÇÃO DE MAMA

RECONSTRUÇÃO COM IMPLANTES

Atualmente é a forma de reconstrução mais utilizada já que se trata de um procedimento mais simples e realizado pela maioria dos cirurgiões plásticos e mastologistas.

O procedimento é feito com a abertura da cicatriz da mastectomia e colocação de um implante (geralmente de silicone). Quando não há pele suficiente para cobrir o implante, utiliza-se pele e músculo das costas (músculo grande dorsal) para essa finalidade.

As vantagens da reconstrução com implante é que se trata de um procedimento mais simples e rápido, o período de internação é mais curto e a recuperação é mais rápida do que com outras técnicas.

As desvantagens desse tipo de reconstrução é que a textura e consistência não são naturais, pode haver necessidade de cirurgias de revisão por deslocamentos, ruptura do implante, retrações, fibrose, infecção e dor crônica.

O implante não acompanha a fisiologia da paciente. Com o passar do tempo, a mama normal vai sofrendo alterações fisiológicas, enquanto a mama com a prótese evolui de forma diferente gerando assimetrias.

Retalho do Músculo Grande Dorsal
Exemplos das próteses disponíveis –
Silicone (mão esquerda) e Solução salina (mão direita)
A prótese geralmente é colocada entre os músculos e a pele.