RECONSTRUÇÃO DE MAMA

TÉCNICA TRAM

O TRAM é um procedimento mais antigo que vem sendo cada vez menos utilizado nos centros de reconstrução de mama, tanto no Brasil quanto no exterior.

De maneira similar ao DIEP, a reconstrução é feita com a pele e gordura da própria paciente, retirados do abdômen. Porém no TRAM os músculos reto abdominais (musculatura que dá suporte à barriga) são também removidos. A perda dos músculos abdominais pode causar problemas à paciente – flacidez abdominal, hérnias, distúrbios na postura, dores crônicas nas costas, etc.

O DIEP é uma evolução do TRAM, já que preserva todos os músculos da barriga, evitando essas complicações. O DIEP é a técnica de escolha sempre que houver cirurgiões capacitados para realizá-la. Em nosso serviço, raramente utilizamos o procedimento TRAM.

No TRAM, os vasos sanguíneos que fornecem a circulação para a pele e gordura do abdomem transitam por dentro do músculo reto abdominal. Então nesse procedimento, esse músculo é seccionado inferiormente e transposto juntamente com a pele e gordura para a região torácica para reconstruir a mama.